Justificativa:

 

José Anthero Guedes nasceu em Sorocaba no dia 3 de janeiro de 1900. Foi batizado na Paróquia Nossa Senhora da Ponte, a Catedral, no dia 17 de fevereiro do mesmo ano.

 

Anos depois, mudou-se para São Paulo. Na capital, realizou os primeiros estudos (antigo Curso Primário) no Grupo Escolar "Prudente de Moraes", no Bairro do Bom Retiro. Quando estava no 3° ano perdeu o pai e teve que interromper os estudos.

 

Aos 12 anos foi morar com o tio Gervásio, um senhor português que trabalhava de Chefe da Estação Itatinga na Estrada de Ferro Sorocabana. Foi a partir daí que José começou a trabalhar e sua primeira experiência foi com o Telégrafo. No dia 28 de agosto de 1912 recebeu seu primeiro salário, 30 mil reis na época. Logo em seguida foi transferido para Morrinhos e tempos mais tarde teve experiência em diversas cidades, sendo que em 1916 retornou para Sorocaba.

 

Em 1925 conheceu na cidade de Piracicaba (SP) a Sra. Maria Luiza Moretti, tendo com ela se casado no dia 5 de dezembro de 1929, com quem teve 17 filhos, entre eles Vicente de Paulo Moretti Guedes, mais conhecido como padre Guedes.

 

Em seu livro "Minhas memórias" descreve sua carreira que culminou em 16 de outubro de 1962 com um prêmio de um ano de salário pelos relevantes serviços prestados à Sorocabana.

 

Faleceu no dia 30 de maio de 1993 na cidade de São Paulo, deixando sua marca de homem justo, honesto, trabalhador e que soube fazer da vida uma escola de muitos aprendizados.

 

S/S., 30 de setembro de 2010.

 

ANSELMO ROLIM NETO

Vereador.